Busca inteligente e sustentável

Busca inteligente e sustentável

Quando você quer fazer uma pesquisa na Internet, é fácil acertar em qual site entra. Mas se você pensou ganhar um ponto com a Natureza tem algumas alternativas.

Eco4planet

O eco4planet é um buscador que usa a ferramenta do grande Google, mas que faz mais para o meio ambiente, plantando árvores de acordo com o número de acessos que recebe e publicando notícias sobre eco-tecnologia todos os dias, colabora com a natureza e sem perder a qualidade dos resultados Google!

Para quem se preocupa com o futuro e quer ler sobre sustentabilidade, ou para quem quer apenas continuar fazendo suas buscas na Internet com a qualidade de sempre, mas com vantagens para o planeta, o eco4planet é a indicação.

www.eco4planet.com

Lilo

Este motor de busca utiliza principalmente a tecnologia Google. A Lilo devolve alguns dos seus benefícios a projectos sociais e ambientais.

O usuário ganha gotas de água (semelhante a uma moeda virtual) para cada pesquisa realizada. Estes são transformados em dinheiro, que é pago mensalmente aos projetos para os quais o usuário deseja contribuir. 1000 gotas de água valem entre 2 e 3 euros. No total, foram atribuídos mais de um milhão de euros a 136 projectos.

www.lilo.org

Ecosia

Ecosia é uma das melhores alternativas ao Google. Funciona em colaboração com o Bing e tem um aspecto ecológico muito interessante que outros motores de busca não têm. De fato, seu nascimento já estava ligado à proteção ambiental porque foi lançado em 7 de dezembro de 2009, em Copenhague, no âmbito da XV Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Este motor de busca foi criado pelo jovem empresário alemão Christian Kroll, especialista na criação de software verde. Ele já desenvolveu anteriormente duas outras plataformas de busca ecológica: Znout e Forestle. A experiência destes projectos deu origem ao seu actual motor de busca.

Por que Ecosia é uma alternativa verde?

Um dos aspectos em que a Ecosia mais se destaca, e que a diferencia dos outros motores de busca, é que tem um background ecológico e responsável com o planeta. Desta forma, a cada busca que um usuário faz neste portal é ativado um contador que indica as árvores que serão plantadas graças a você.

Sim, porque a Ecosia destina 80% de sua renda para o plantio de árvores em vários lugares do planeta. Ou seja, para cada busca é gerada uma renda pela publicidade que mais tarde reverte na natureza, especialmente em lugares desmatados por diversos motivos ou que sofrem uma situação delicada e perigosa do ponto de vista ambiental.

Assim, já conseguiram plantar mais de 7,5 milhões de árvores em várias partes do planeta, como Peru, Brasil, Burkina Faso ou Madagascar. E a meta é atingir um bilhão até 2020. Estes números são muito ambiciosos mas, dada a sua taxa de crescimento e popularidade, podem ser perfeitamente aceitáveis.

Ecosia tem colaborado em várias ocasiões com a WWF na luta pela conservação dos Parques Nacionais de Juruena e Tumuncumaque no Brasil.

Graças ao repovoamento das árvores, é possível não só melhorar o ecossistema, mas também aumentar a biodiversidade, gerar fontes de água mais saudáveis e estáveis e até melhorar a qualidade do ar. Além disso, as pessoas podem retornar aos seus empregos e tarefas tradicionais que foram muitas vezes levados pelo desmatamento em massa de grandes plantações de palma e outros produtos similares.

www.ecosia.org

Conclusão

Ecosia é, como você pode ver, uma alternativa real, eficaz e responsável ao Google, mas não é a única. Às vezes ficamos obcecados, por conveniência ou rotina, em acessar uma única fonte de informação ou busca, mas isso pode nos fazer perder outras possibilidades que existem e que podem nos ajudar em nossos objetivos.

Portanto, é conveniente abrir sua mente e procurar alternativas, assim como fazemos em nossa vida diária quando procuramos qualquer produto ou serviço. Pesquisando um pouco na Internet você verá como existem muitas opções que podem se adaptar mais aos seus objetivos e à sua visão de negócio.